Abaixo uma matéria extraída da internet, que mostra uma
situação típica de estratégia previamente executada, com êxito na finalização.
Iremos publicar em nosso Blog (WWW.ferronor.blogspot.com.br)
algumas matérias relacionadas a Comunicação Interna e processos de qualidade no
atendimento.
Vencedor da
promoção Desafios de Vendas
Categoria Gerente:
Edmilson Santana de Souza
Atuando na área gerencial desde 2007, em 2008 por um
laboratório farmacêutico, fui responsável por vender para uma rede de farmácias
(30 lojas) que atua na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Ao chegar para conversar com o dono da rede, fui abordado de
forma ríspida e direta em função de já terem passado por ele, pela mesma
empresa na qual representava, outros dois gestores e ambos buscarem impor
normas e condutas para que os resultados fossem atingidos – pois afinal, as
cotas vieram da matriz e tinham que ser cumpridas.
Reversão do problema
Deixei claro que não poderia e não tinha a intenção de pedir
nada sem antes entender as necessidades do cliente e minha ida era para gerar
relacionamento de longo prazo e não curto prazo. Para tal, somente após o
terceiro contato (dois meses já tinham se passado) não mencionei vendas nos
contatos anteriores de forma alguma ao contrário, busquei informações tais
como, média de vendas por produto no trimestre, produtos com mais de 60 dias de
estoque, dias de estoque por produto, etc.; consegui credibilidade e confiança
do proprietário. Essa conquista gerou abertura para novos negócios e
horizontalização de toda a linha da companhia com vendas crescentes mês a mês.
Lições aprendidas
1) O
foco não é no processo ou tarefa, e sim nas pessoas;
2) Temos que dividir para somar – entender a necessidade de
nossos clientes e buscarmos juntos o melhor caminho;
3) Seja parceiro e construa relacionamentos firmes e duradouros
– todos têm razão dentro de suas linhas de pensamento. Entenda as divergências
que surgirem e não as encare como retaliações.
4) Acredite na sua capacidade de reversão – o cliente só
precisa acreditar que você é diferente dos demais e testa isso sempre que pode.
Atenciosamente
Silvio
Motta
Coordenador
Comercial
Ferronor
Ferro e Aço
(11)
2223.3900 R. 263
silvio@ferronor.com.br
www.ferronor.com.br
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